PIB, INPC e a Campanha Salarial de 2012

Publicado em: 14 nov 2012

O cenário econômico de 2012, pano de fundo da campanha salarial, apresenta características distintas dos anos anteriores, como por exemplo, o PIB e a inflação, principais indicadores que influenciam o aumento real dos trabalhadores.
Como mostra o gráfico abaixo, a queda do PIB em 2009, demonstra quando o país foi fortemente atingido pela crise internacional, especialmente entre o último trimestre de 2008 e o primeiro de 2009, porém o mercado de trabalho continuou apresentando melhorias, a renda seguiu em processo de recuperação e as taxas de desemprego não cresceram, o elevado crescimento do PIB em 2010 esteve diretamente ligado à expansão do mercado consumidor interno impulsionado pela política de valorização do salário mínimo, pela política de transferência de renda e pela expansão do crédito. Em 2011 apresentou um crescimento mais lento, e em 2012 a previsão é de que cresça abaixo de 3%, devido a presente crise internacional que afeta os países da zona do euro e que impacta o mundo todo.
Em relação ao INPC, a previsão é de queda para este ano, ficando em torno de 5,2%, uma taxa diferente dos anos anteriores, o que afetará o aumento real dos trabalhadores do ramo metalúrgico. Em 2008 pelo aumento real de 3%, o reajuste foi 10,4%; em 2009 foi 6,5%, em 2010 para 4,5% de aumento real o reajuste foi 9%, no ano passado foi 10%, como mostra a tabela seguinte. Sendo assim, o levantamento das campanhas salariais do ramo metalúrgico pelo Brasil fechadas no primeiro semestre deste ano teve média de ganhos reais de 2,33%, porém as negociações continuam e esse valor pode variar em relação a São Paulo.

 

Escrito por Tadeu

Jornalista e Assessor de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região

Website:

Voltar

Blog do Metalúrgico

Lutar e defender nossos direitos

Companheiros (as) A classe trabalhadora, em especial os …

É hora de mostra nossa força

Estamos passando por uma grande turbulência política. A famosa c …

Pesquisar no site

informe-se!

última edição

rádio cut

Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos

Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, Boituva, Cabreúva e Porto Feliz!