Nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região toma posse

Diretoria empossada assume com o compromisso de

aumentar  a  representatividade no local de trabalho.

Aconteceu na manhã da terça-feira, dia 1 de Abril, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região a solenidade de posse da nova diretoria, eleita nos pleitos de outubro e novembro de 2013. A posse teve início às 10h, e reuniu diversas lideranças do movimento sindical; presidentes de sindicatos, familiares e amigos dos diretores.

Antes de iniciar os discursos foi exibido um vídeo do Deputado Estadual Vicentinho, realizado no Plenário da Câmara Federal dos Deputados no dia 31 de março, no qual ele justificou a ausência e fez uma contextualização de lutas dos Metalúrgicos de Itu e Região, destacando a história de lutas dos companheiros(as) que passaram pela entidade. Vicentinho finalizou a fala, parabenizando o presidente reeleito Dorival Jesus do Nascimento e todos os diretores que estavam tomando posse.

Em seguida os membros da mesa fizeram uso da palavra destacando a  renovação e ampliação que houve na diretoria.

O Deputado Estadual Hamilton Pereira relembrou o tempo em que militava no movimento sindical e que participava das eleições dos Metalúrgicos de Itu. “Lembro-me de quando estive aqui para eleger o companheiro Samuca e depois o Gilberto. Posso dizer que o Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região é um sindicato de muita garra, participando da fundação da CUT e diversas lutas memoráveis, parabéns a todos que hoje tomam posse,” comentou Pereira.

Para a Andréa Ferreira de Sousa, Secretária da Mulher da FEM-CUT/SP, a nova diretoria representa um avanço. “A diretoria que toma posse hoje representa um grande avanço dentro do movimento sindical, pois a maioria dos diretores são jovens e o número de mulher aumentou, isso demonstra o fortalecimento do movimento sindical,” afirmou Andréa.

João Cayres, secretário geral da CNM/CUT, representou o presidente da Confederação Paulo Cayres e falou a importância da ampliação da direção dos Metalúrgicos de Itu. “Essa ampliação que aconteceu nessa diretoria é muito importante para os trabalhadores(as) na fábrica, pois a representatividade sindical é maior, dando uma grande força na hora de lutar pelos direitos e ampliar as conquistas. O Sindicato de Itu sempre vem participando das lutas da categoria metalúrgica e agora com certeza vai participar com mais peso, graças a essa ampliação na diretoria,” afirmou Cayres.

O presidente da FEM –CUT/SP Valmir Marques (Biro Biro), ressaltou o aumento da representatividade que houve na eleição da diretoria empossada. “ O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região realizou uma grande transição na forma de atuar junto aos trabalhadores, quando aumentou a representatividade no local de trabalho. Esse modelo adotado é algo que vem dando certo e que faz com que o espaço do trabalhador se torne mais democrático e representativo. O Sindicato está de parabéns pela forma que conduziu essa transformação e pela posse dessa nova diretoria. Nós da FEM estamos a disposição para ajudar no que for necessário e desde já reforçamos nosso compromisso e luta perante os novos diretores,” destacou Biro Biro.

Dorival Jesus do Nascimento Júnior presidente reeleito da entidade, falou do compromisso da nova diretoria perante e dos novos desafios. “ Estamos assumindo hoje um compromisso muito importante não só para esse Sindicato, mas para toda categoria metalúrgica. Temos alguns desafios pela frente os quais vão requerer de todos nós uma constante mobilização. Alguns patrões da base estão agindo de má fé, priorizando apenas o lucro e se esquecendo das questões trabalhistas. Precisamos estar preparados para combater essa corrente que há na base. Quero agradecer a presença de todos os companheiros (as) de outros sindicatos e da FEM, e dizer que essa diretoria está compromissada com a nossa central, a CUT. Sempre vamos agir e proceder de acordo com a bandeira de lutas  da Central Única dos Trabalhadores,” concluiu Nascimento.

Homenagens e despedida

Dois companheiros de longas lutas deixaram a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região. Os companheiros Abel Pereira dos Santos e Francisco de Assis Macedo foram homenageados na solenidade.

Abel que ocupou o cargo de secretário da saúde se demonstrou emocionado, e realizado ao deixar a direção do Sindicato. “Estou concluindo meu mandato na diretoria, saio da direção do Sindicato, mas não deixarei a luta. Seguirei para uma nova fase na minha vida, contudo onde estiver, estarei sempre presente nos atos e em tudo que a CUT propor. Passei grande parte da minha vida aqui nesta direção e posso dizer que não fiz uma faculdade, porém considero essa passagem que tive pelo movimento sindical uma grande faculdade, a qual aprendi coisas que nenhuma faculdade ensina. Muito obrigado a todos, felicidades aos companheiros(as) que estão entrando e reforço: deixo a direção do Sindicato, mas não deixo a luta,” finalizou o companheiro Abel.

Já o companheiro Francisco de Assis Macedo não pode comparecer na solenidade pois, atravessa um problema de saúde, que impossibilitou de estar presente.

A nova diretoria foi empossada pela comissão, que conduziu o processo eleitoral. Antes do término da solenidade, o presidente reeleito Dorival Jesus do Nascimento Júnior agradeceu a todos os sindicatos dos metalúrgicos filiados a FEM –CUT/SP, ao sindicato dos papeleiros da cidade de Sorocaba, aos escritórios políticos dos Vereadores Izídio e França, do Deputado Hamilton Pereira e do escritório do companheiro Barba, que participaram do processo eleitoral. Após a posse todos os diretores realizaram a foto oficial.

O evento se encerrou ao som do grito de guerra da CUT.

Tadeu Italiani

Jornalista e Assessor de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *