Terceira etapa de formação abordou negociação coletiva no local de trabalho

Diretores eleitos participaram da última etapa de formação, antes da posse.

Nos dias 28 e 29 de março, os diretores eleitos em 2013, do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região estiveram reunidos no CRM (Centro Recreativo dos Metalúrgicos), para a terceira e última etapa de formação. O encontro foi ministrado pelo companheiro  Luiz Carlos da Silva Dias (Luizão), Secretário de Formação de FEM-CUT/SP, que abordou o tema: “negociação coletiva no local de trabalho.”

Os diretores foram acolhidos pelo presidente Dorival Jesus do Nascimento Júnior que falou do objetivo da etapa de formação. “Hoje estamos iniciando mais uma etapa de formação do dirigente sindical. Claro que o processo de formação é continuo não só no meio sindical, mas em toda nossa vida. Porém, hoje estamos iniciando a última etapa dessa formação proposta pelo Sindicato. Nosso companheiro Luizão falará sobre a negociação no local de trabalho, uma ferramenta muito importante para todos nós daqui para frente,” explicou Nascimento.

No decorrer do curso houve debates, muita troca de experiência e oficinas que simularam uma negociação com a bancada patronal, iniciando desde a formação da pauta de reivindicação e seguido todas as etapas do processo até se chegar ao acordo.

Ao final do curso, o companheiro Luizão enfatizou a importância de negociação no local de trabalho para o dirigente sindical. “ Vocês serão a referência para quando os trabalhadores(as) tiverem problemas e duvidas. Assim, quando isso ocorrer, é para vocês que eles vão recorrer, por isso a necessidade de estar preparado e ter conhecimento da realidade da empresa, para que possam responder de forma eficaz aos demais companheiros,” afirmou Luizão.

Os participantes avaliaram de forma muito positiva o curso, o qual somou e agregou conhecimento para a nova missão que estão assumindo, ao tomar posse como dirigentes sindicais.

Para a direção dos Metalúrgicos de Itu e Região, por mais uma vez os diretores eleitos surpreenderam. “Os participantes do curso mais uma vez mostraram que estão compromissados com a bandeira do movimento sindical, demonstraram muito empenho e dedicação, se aplicando ao máximo nas oficinas e dinâmicas propostas pelo Luizão,” concluiu o presidente da entidade.

Tadeu Italiani

Jornalista e Assessor de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *