A direção do Sindicato segue acompanhando e prestando apoio às vítimas e familiares da explosão ocorrida na empresa Tex-Tarugos, em Cabreúva, no dia 1º de setembro.
Amanhã, sexta-feira, 15, um encontro na sede do Sindicato vai reunir um trabalhador da empresa com um auditor do Ministério do Trabalho para detalhar o funcionamento do local e a explosão.
Além disso, os dirigentes sindicais estão atuando junto à prefeitura de Cabreúva, que está prestando suporte para os trabalhadores e também para as famílias. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, a Secretaria de Assuntos Jurídicos da entidade segue acompanhando as investigações da explosão para cobrar as devidas providências.
O Sindicato também intermediou com a empresa a liberação do salário do último para os trabalhadores. Além disso, a entidade fez contato com o supervisor da Gerência Regional do Trabalho de Sorocaba, José Ubiratan Carvalho Vieira, para liberação do seguro-desemprego e FGTS das vítimas da explosão.
A tragédia aconteceu no dia 1º de setembro. Quatro trabalhadores morreram e mais de 30 ficaram feridos, sendo que parte deles ainda continua internado. As causas da explosão, que partiu de uma caldeira, bem como a responsabilidade dos donos da empresa e os direitos dos trabalhadores estão sendo investigados por uma força-tarefa, formada pelo GRTE e o Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Polícia Civil.